CURSO REGULAR – ENGENHARIA QUIMICA (E) 2020.1

R$50,00

Não perca tempo! Prepare-se para Conselho de Engeharia em um só curso.

Descrição

Princípios básicos de engenharia química: Unidades e dimensões. Massa específica e densidade de misturas líquidas e gasosas. Química inorgânica: Estrutura Atômica. Tabela Periódica: propriedades periódicas dos elementos, Ligação Covalente; Ligação Iônica; Ligação Metálica. Reações Químicas. Relações Numéricas e Estequiometria. Soluções. Teoria Ácido‐Base. Compostos de Coordenação.
Disponível
Introdução à química orgânica: hibridação do carbono, classificação de cadeias e hidrocarbonetos. Ressonância, aromaticidade, benzeno e compostos aromáticos relacionados. Funções orgânicas (oxigenadas e nitrogenadas) e suas propriedades físicas e químicas.
Disponível
Isomeria: plana e espacial. Reações orgânicas: adição, eliminação, substituição e oxidação. Métodos de obtenção de alcanos, alcenos, alcadienos, alcinos e cicloalcanos e propriedades químicas e físicas. Estudo das propriedades físicas e químicas dos grupos funcionais, incluindo biomoléculas constituídas de aminoácidos, açúcares e ácidos graxos.
Disponível
Tratamento de Água. Normas Legais sobre a qualidade da água. Parâmetros físico-químicos da água. Sistemas de tratamento de água. Tratamento de efluentes. Caracterização geral dos efluentes. Tratamento de efluentes líquidos. Resíduos Sólidos. Caracterização geral de resíduos. Classes de resíduos. Logística reversa. Gerenciamento de resíduos sólidos. Resíduos sólidos industriais e Resíduos de serviços de saúde (RSS). Disposição final de resíduos. Processos de Reciclagem.
Disponível
Balanço de massa. Controle de processos: Sistemas de Primeira e Segunda ordem. Conceito de ganho e constante de tempo. Respostas transientes a perturbação degrau. Conceitos de Função de transferência e diagrama de blocos. Sistema de Controle retroalimentação. Respostas em malha fechada. Estabilidade de malhas de controle.
Disponível
Termodinâmica: Primeira e segunda lei da termodinâmica. Propriedades termodinâmicas de fluidos.Relação de Maxwell. Comportamento de gases ideais e reais. Equações de estado. Cartas termodinâmicas. Diagramas de Mollier e outros. Termodinâmica dos processos de escoamento. Processos de compressão, expansão e estrangulamento. Ciclos de Potência e de Refrigeração.
Disponível
Fenômenos de transporte I: Mecânica dos Fluidos.
Disponível
Fenômenos de transporte II: Mecânica dos Fluidos.
Disponível
Fenômenos de transporte III: Mecânica dos Fluidos.
Disponível
Operações unitárias I: Medidores de vazão e pressão. Equação de Bernoulli. Regimes de escoamento. Fator atrito. Perda de carga em tubulações. Medição e transporte de fluidos. Curvas de sistemas e curvas características de bombas. Carga positiva de sucção (NPSH). Ventiladores, sopradores e compressores.
Disponível em 15/05/2020
Operações unitárias II: Trocadores de calor: bitubulares e casco-e-tubos. Torre de resfriamento. Número de unidades de transferência.
Disponível em 31/05/2020
Operações unitárias III: Equilíbrios líquido-vapor e líquido-líquido. Pontos de bolha e de orvalho. Destilação integral (flash). Destilação binária multi-estágios. Refluxo mínimo e refluxo total. Método McCabe-Thiele. Métodos não rigorosos para destilação multi-componentes. Absorção e dessorção. Número de Unidades de Transferência e Altura Equivalente ao Estágio Teórico. Pratos x Recheios. Características e Aplicações. Extração líquido-líquido. Uso de diagramas triangulares. Umidificação e secagem. Uso de Carta Psicrométrica.
Disponível em 16/06/2020
Cálculo de reatores: Cinética Química e reatores químicos: Cinética de reação Cinética química Velocidade de reação. Energia de ativação; Equilíbrio químico. Constantes de equilíbrio. Reatores químicos. Cinética de reações homogêneas. Ordem de reações. Reatores batelada e semi-batelada. Reatores contínuos de tanque agitado (CSTR) e tubulares (PFR). Equações de projeto para reatores. Obtenção e interpretação de dados cinéticos. Reatores heterogêneos.